Diagramando livros no Word - Wellington de Melo
Mariposa Cartonera é um selo editorial que trabalha de forma sustentável com livros artesanais feitos com capas de papelão coletado nas ruas. As capas são pintadas e costuradas manualmente pelos integrantes do coletivo ou em oficinas realizadas em comunidades da periferia do Recife.
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Diagramando livros no Word

Diagramando livros no Word

Para alterar os formatos, clique em “Layout da página” e depois em “Mais tamanhos de papel”. Ao abrir a nova caixa de diálogo, digite os tamanhos que preferir. Você pode, além do que falei acima, medir livros cujo formato você achou bacana para o seu. Sempre é bom experimentar, mas lembre: formatos muito diferntes podem onerar sua publicação, pois esse formatos padrão são pensados para reduzir o desperdício de papel. Se você faz em outro formato, o livro fica mais caro. Por exemplo, o formatão de romance é mais caro que o A5 justamente por que tem mais sobra de papel. Pense bem e, na dúvida, consulte a gráfica antes de rodar, com os formatos que escolheu.

Margens

Não tem coisa mais feia que livros com a margem inadequada. O padrão é você usar 2cm para todas as margens. Há quem coloque um pouco mais nas laterais. Particularmente, acho bacana que na parte de fora você tenha pelo menos o espaço do seu polegar de distância. Para orientação, “Retrato”. Em Várias páginas  deixe “Normal” ou “Espelho”.

Parágrafo

Clique Para os formatos que colocamos, normalmente você vai usar espaçamento simples. Clique ctrl+T para selecionar todo o texto, depois ctrl+1 para transformar todo o texto em espaçamento simples.

Uma coisa que não gosto muito é quando os parágrafos ficam muito perto entre si, por isso acho legal deixa um espaço de 6 ou 12 pontos entre parágrafos. Verá que visualmente se destacam melhor os parágrafos e o texto não fica muito ’emboloado’. Se quiser provar, clique mais uma vez ctrl+T e depois clique na aba “Layout de página”. Na caixa “Espaçamento”, clique em “Depois” e digite 6 ou 12.

Se for um livro de ficção, você deve colocar os parágrafos. Para isso, na aba “Início” clique em “Parágrafo”, depois em “Especial”, “Primeira linha” coloque 0,7. Se for um livro de poemas, não marque nada aqui. Ainda em ficção, o alinhamento deve ser justificado, então escolha essa opção.

Fontes

Essa é a parte mais divertida para mim. De uma forma geral, acho que para literatura a fonte ideal deve ser serifada. O estilo vai muito do gosto, mas as principais fontes grátis para livros são Georgia, Book Antiqua e Garamond. Normalmente para corpo usa-se o tamanho 11 ou 12. Veja o que lhe agrada mais. A Garamond é mais econômica, ou seja, ocupa menos espaço. Não use muitas fontes diferentes. No máximo, recomendo uma diferente para os títulos, mas pode ser serifada.

Já se quiser usar fontes pagas, a Adobe Garamond Pro (mais econômica ainda), Elektra LT (usada pela Cia das Letras) e a Sanford são opções elegantes. Com sorte conseguirá baixá-las em algum torrent pela internet.

Independente de qualquer coisa, um conselho: não use fontes sem serifa para o corpo de textos literários. No máximo, use-as para os títulos. E só.

Cabeçalhos e rodapés

Um dos macetes importantes é saber como formatar cabeçalhos e rodapés, principalmente porque o Word não permite que você oculte-os em algumas páginas, como é necessário num livro. Mas vamos por partes.

Primeiro, numere as páginas. Clique em “Inserir”, depois em “Números de páginas”. Recomendo colocar no rodapé, centralizado. Lembre de usar a mesma fonte que usou do corpo, um pouco menor (ex: 11, se usou 12 no corpo).

E as páginas que não podem ter números? Normalmente você só começa a numerar depois na primeira página ímpar depois da ficha técnica. Se usar uma página para abrir o capítulo, talvez tampouco queira numerá-la. De qualquer forma, sempre que quiser ‘apagar’ uma numeração, faça o seguinte: clique em “Inserir”, depois em “Formas”. Escolha um retângulo e arraste-o até o número que quer ocultar. Depois, no meu que aparece acima, clique em “Contorno da forma” e escolha “Sem contorno”. Verá que no lugar do número ficará tudo em branco. É um trabalho manual e recomendo que seja a última coisa a ser feita, pois se esses retângulos ficarem fora do lugar, terá que fazer tudo de novo.

Quebras de página

Depois de escolher a fonte, um passo importante é acrescentar quebras de página. Toda vez que você dá ‘enter’ vai aparecer um símbolo da letra “pi”. Se você usa vários cliques em “enter” para pular a página, está errado. Deve deletar todos os “pis” e, ao chegar ao final da página deve clicar alt+enter. Isso adicionará quebras de página sempre que quiser pular para outra. Só faça isso depois de decidir qual fonte usará. Repita isso apenas para as páginas em que termina uma parte do seu texto (ao final de um poema ou capítulo, por exemplo).

Colofão e finalização

Eu sempre digo que não levo fé em livros sem colofão. Ele é a última coisa impressa no livro e normalmente vai constar de informações da edição e design da obra. Lá você encontrará algo como “Esta obra foi composta por Fulano de Tal em fonte XXX e impressa em papel XXX  para o miolo e papel XXXX para a capa pela editora (ou gráfica) XXXX em [mês] de [ano].”

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