De portas abertas para o leitor | Mariposa Cartonera
Mariposa Cartonera é um selo editorial que trabalha de forma sustentável com livros artesanais feitos com capas de papelão coletado nas ruas. As capas são pintadas e costuradas manualmente pelos integrantes do coletivo ou em oficinas realizadas em comunidades da periferia do Recife.
livros,cartoneros,artesanais,mariposa,cartonera
16620
post-template-default,single,single-post,postid-16620,single-format-standard,theme-bridge,bridge-core-2.4.7,qode-quick-links-1.0,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,columns-3,qode-theme-ver-23.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.0,vc_non_responsive,elementor-default,elementor-kit-22352

De portas abertas para o leitor

De portas abertas para o leitor

Editora Mariposa Cartonera, que produz livros artesanais, abre seu ateliê a visitação e convida leitores a fazer livros

Conhecida nacionalmente por seu trabalho com livros cartoneros – feitos artesanalmente com papelão reutilizado – a editora Mariposa Cartonera promove nesta quarta (26) a partir das 14h, na Casa Astral (Poço da Panela), um “ateliê aberto”. Este tipo de evento, que faz parte da celebração da Semana Mundial do Livro, é muito comum entre os cartoneros e consiste em abrir as portas do ateliê da editora para que leitores e curiosos possam conhecer um pouco da confecção de livros artesanais e se aproximar da literatura feita por autores ligados ao movimento. “É uma oportunidade de ter o primeiro contato com esse tipo de produção e aprender noções básicas de encadernação cartonera”, esclarece o escritor Wellington de Melo, um dos responsáveis pelo coletivo. A participação é gratuita e não é preciso fazer inscrições. Na ocasião, o público também poderá adquirir livros do catálogo da Mariposa Cartonera e de outras editoras.

MARIPOSA – Fundado em 2013, o coletivo artístico-editorial Mariposa Cartonera vem difundindo a literatura por meio de suas publicações – um catálogo com mais de 30 obras – e oficinas em todo o país, que ajudaram a criar outros núcleos editorias em comunidades e instituições de ensino. A proposta de livros cartoneros alia sustentabilidade, comércio justo e economia solidária, na medida que oferece alternativas viáveis de publicação para autores independentes, mas também cativa, por trabalhar com livros únicos – “nenhuma capa é igual”, diz um dos slogans do movimento. A Mariposa Cartonera foi a primeira editora cartonera a ser semifinalista do Prêmio Oceanos, com o livro “Atlântico”, de Ronaldo Correia de Brito. Já publicaram autores como José Luiz Passos, Sidney Rocha, Marcelino Freire, Micheliny Verunschk, Julián Fuks e Veronica Stigger.

​SERVIÇO

Ateliê Aberto Mariposa Cartonera
Onde: Casa Astral (R. Joaquim Xavier de Andrade, 104 – Poço da Panela)
Quando: 26/4 – entre 14h e 17h
Informações: 99589-7777
Entrada franca

1 Comment
  • Viver de Games
    Posted at 13:16h, 06 junho Responder

    De portas abertas para o leitor | Mariposa Cartonera Descubra quais são os caminhos que você pode seguir para viver de games! Conheça incríveis histórias de Youtubers, Cyber-Atletas, Empreendedores, Gamers de sucesso, pessoas que vivem de games no Brasil! Acesse https://goo.gl/JuS6SU e Saiba Mais!

Post A Comment